Sopro da Vida de Deus
- Simone Guerra
- 30 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2019
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhes nas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se alma vivente.” (Gênesis 2:7)
Olá!
A primeira vez que a Bíblia fez menção ao Sopro de Deus, foi no livro de Gênesis, quando nos são revelados mais detalhes a respeito da criação do homem. O homem foi formado do pelo próprio Deus, usando como matéria-prima o pó da terra. É por este motivo que quando chega o final da vida aqui na terra, o ser humano, comumente é enterrado. E vemos algumas vezes as Escrituras nos confirmando isto:
“Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; portanto é pó, e ao pó tornarás.” (Gênesis 3:19)
“Tu reduzes o seu humano ao pó, afirmando: Retornai ao pó, filhos dos homens.” (Salmos 90:3)
“Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão.” (Eclesiastes 3:20)
Portanto, Deus deu forma ao ser humano usando elementos da própria terra que Ele mesmo criou. Porém, não havia vida neste ser. A vida somente entrou dentro do homem quando Deus soprou em suas narinas o Fôlego de Vida. Somente à partir deste momento, o homem se tornou alma vivente.

Deus colocou dentro do homem uma porção Dele próprio: a vida. Foi então que os olhos se abriram, os braços se movimentaram, o homem se levantou e pode andar. Sem este sopro de Deus não passaria de um simples boneco de barro, inerte, sem vida. Mas com a vida de Deus fluindo dentro dele, coisas incríveis começaram a acontecer. Muito disso a ciência explica, pois o corpo humano somente realiza as funções que ele realiza, por causa da respiração. E a respiração somente acontece enquanto existe vida neste organismo. O oxigênio entra no corpo pela respiração, é capturado pelo sangue que corre em nossa corrente sanguínea e então percorre todas as partes do corpo humano.
Somente com o Sopro de Vida de Deus nós podemos existir fisicamente, mas também espiritualmente. Sim, porque note no versículo que o homem se tornou alma vivente. Logo, a pessoa que Deus planejou que deveria existir, foi inserida por Ele mesmo dentro do corpo físico.
A grande realidade é que nós não somos o que somos do lado de fora. Somos o que somos do lado de dentro (emoções, pensamentos, vontades). O nosso corpo nos permite interagir com o mundo físico, mas nossa alma e espírito nos permitem interagir com Deus, pois “Deus é Espírito” (João 4:24). Este é um dos motivos pelos quais podemos entender porque Deus se importa tanto com o nosso interior, com as motivações do nosso coração, com nossa estrutura de pensamentos. A nossa estrutura interna importa para Deus, pois Ele não nos vê pela nossa aparência, mas sim, pela beleza que existe em nosso interior.

Nosso corpo é a casa onde moramos, devemos zelar por ela da melhor forma possível. Mas o sopro de vida em nosso interior, é que de mais especial nós poderíamos ter, pois representa a nossa essência. E nossa essência vem de Deus. Quer entendamos isso ou não. É um fato. Portanto, “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Salmos 150:6)
Se você não conhece ainda, não perca a oportunidade de conhecer A Resposta, sua loja virtual. E surpreenda-se com as mensagens. Acesse nosso site:
Deixo um grande Abraço, e até breve, se Deus assim nos permitir!
Comments